Dosagem certa para crianças?

Dosagem do medicamento em crianças
Dosagem do medicamento em crianças

Qual a dosagem certa de medicamento analgésico a administrar a uma criança?

O medicamento é composto por uma ou mais substâncias com princípios ativos bem definidos e que devem ser administrados em quantidades bem controladas e adaptadas ao doente. O seu médico é quem define a dosagem recomendada após a análise do seu caso clinico. O que por vezes é bom para um individuo pode não o ser para outro, mesmo que apresente aparentemente os mesmos sintomas. Consulte o seu médico e/ou farmacêutico que o irá orientar na toma certa.

No caso dos medicamentos analgésicos, tais como o Paracetamol e o Ibuprofeno, são fármacos de venda livre onde existe a tendência para a automedicação e algum descontrolo de dosagens. Este risco é tanto maior quanto menor fôr a idade do doente, sobretudo quando falamos de crianças. É errado pensar que uma criança é um pequeno adulto e que a medicação certa corresponde a metade do comprimido do adulto. O nível de toxicidade do medicamento depende do peso da criança e da sua capacidade de metabolização e eliminação. Aconselhe-se sempre com o médico ou farmacêutico antes de administrar algum medicamento à criança.

Se ainda assim confia na sua capacidade de avaliação e pretende medicar uma criança com o analgésico Paracetamol ou o Ibuprofeno então recomendamos a consulta do site da Deco Proteste onde encontrará uma forma de calcular a dosagem certa para crianças em função do seu peso, até um máximo de 50 Kg:

Dosagem certa para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.