Os Alvarás de Farmácias são documentos oficiais legais essenciais ao bom funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal. São documentos atribuídos pelo Infarmed a entidades que garantam confiança na prestação dos serviços Farmacêuticos, nomeadamente no aconselhamento e distribuição de medicamentos.
O controlo dos alvarás é gerido através de legislação específica e inspeccionado pelo Infarmed o qual efectua a atribuição, alteração ou cassação (anulação) do alvará de acordo com circunstancias continuamente avaliadas pelo próprio organismo.
O acesso facilitado a medicamentos fora do circuito comercial tradicional, circuito este não vigiado e inspeccionado, nomeadamente através da Internet, põe em risco a garantia de qualidade dos medicamentos ou dispositivos médicos e também a confiança da sua composição química. Por esta razão não deve confiar em sítios da Internet que não possuam certificado legal e licenciamento do Infarmed para comprar medicamentos não sujeitos a receita médica. Consulte o sitio de Licenciamento de Farmácias do Infarmed. Note ainda que em Portugal não é permitida por lei a venda de medicamentos sujeitos a receita médica fora de uma Farmácia, inclusive através da Internet. Aconselhe-se com o seu Médico ou Farmacêutico, seja consciente e responsável pela sua Saúde.
Farmácia Alentejana – Concelho de Castro Verde, Freguesia de Castro Verde – Alvará número 4472
Farmácia Esperança – Concelho de Castro Verde, Freguesia de Entradas – Alvará número 5256
Farmacêutica, Directora Técnica e Proprietária,
Dra. Maria Celeste Vieira Caeiro