O que são os Alvarás de Farmácia?

Alvarás de Farmácia

Os Alvarás de Farmácias são documentos oficiais legais essenciais ao bom funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal. São documentos atribuídos pelo Infarmed a entidades que garantam confiança na prestação dos serviços Farmacêuticos, nomeadamente no aconselhamento e distribuição de medicamentos.

O controlo dos alvarás é gerido através de legislação específica e inspeccionado pelo Infarmed o qual efectua a atribuição, alteração ou cassação (anulação) do alvará de acordo com circunstancias continuamente avaliadas pelo próprio organismo.

O acesso facilitado a medicamentos fora do circuito comercial tradicional, circuito este não vigiado e inspeccionado, nomeadamente através da Internet, põe em risco a garantia de qualidade dos medicamentos ou dispositivos médicos e também a confiança da sua composição química. Por esta razão não deve confiar em sítios da Internet que não possuam certificado legal e licenciamento do Infarmed para comprar medicamentos não sujeitos a receita médica. Consulte o sitio de Licenciamento de Farmácias do Infarmed. Note ainda que em Portugal não é permitida por lei a venda de medicamentos sujeitos a receita médica fora de uma Farmácia, inclusive através da Internet. Aconselhe-se com o seu Médico ou Farmacêutico, seja consciente e responsável pela sua Saúde.

Farmácia Alentejana – Concelho de Castro Verde, Freguesia de Castro Verde – Alvará número 4472

Farmácia Esperança – Concelho de Castro Verde, Freguesia de Entradas – Alvará número 5256

Farmacêutica, Directora Técnica e Proprietária,
Dra. Maria Celeste Vieira Caeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.