Dores articulares e desgaste da cartilagem?

Novas recomendações dos especialistas. A aceitação da glucosamina e da condroitina, pelos especialistas, baseia-se na avaliação exaustiva destas sustâncias naturais e seguras.

Durante anos, os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios foram a chamada terapêutica de primeira linha para as pessoas com osteoartrose – um problema em que a cartilagem articular se vai desgastando a ponto de provocar dores e mobilidade articular reduzida. Os especialistas surgem agora com uma recomendação totalmente nova – o sulfato de glucosamina e de condroitina. Tanto a glucosamina como a condroitina são utilizadas por pessoas com osteoartrose há vários anos e são cada vez mais aconselhadas. Mas agora, pela primeira vez, o sulfato de glucosamina e de condroitina são oficialmente aconselhadas por um grupo de especialistas europeus como o melhor ponto de partida no alívio dos sintomas da osteoartrose.

Novo protocolo terapêutico

Num novo protocolo terapêutico, dirigido a reumatologistas e outros médicos especialistas recomenda claramente o sulfato de glucosamina e de condroitina como substâncias seguras e eficazes. As novas recomendações dão indicações a médicos que tratam doentes com osteoartrose, e baseiam-se na investigação mais recente divulgada em publicações científicas. O objectivo é optimizar a terapêutica e criar consenso entre os médicos.

Um bom ponto de partida

Embora o sulfato de glucosamina e de condroitina sejam apenas uma pequena parte das estratégias de tratamento da osteoartrose, são um bom ponto de partida, já que têm efeitos comprovados em estudos e não provocam os habituais efeitos secundários de medicamentos geralmente recomendados.

A palavra-chave é “sulfato”

Existem vários estudos com glucosamina em que a substância demonstrou resultados positivos, enquanto noutros não ficou demonstrada a sua eficácia. Por mais confuso que possa parecer, há uma explicação lógica para esta discrepância. A glucosamina existe em várias formas, sendo o sulfato de glucosamina a forma que apresentou resultados fidedignos, ao contrário de outras formas, como o cloridrato de glucosamina. Daí que o novo relatório indique claramente o sulfato de glucosamina, porque actua melhor. É também importante que tenha ambas as substâncias tenham qualidade farmacêutica.

BioActivo Glucosamina Duplo
BioActivo Glucosamina Duplo

Glucosamina e condroitina
o que são?

A glucosamina é um aminossacárido e um dos componentes utilizados pelo organismo para produzir cartilagem – o tecido resistente e muito elástico que protege as articulações e impede o atrito entre as extremidades ósseas. Outro componente activo é a condroitina. À medida que envelhecemos, a cartilagem vai-se desgastando naturalmente mas também devido a outros factores, como falta de exercício, excesso de peso e desgaste relacionado com a actividade.

Regenera a articulação lesada

A glucosamina e condroitina apresentam efeitos extraordinários. De acordo com estudos científicos, pessoas com cartilagem articular degradada têm bastante menos dores e melhor mobilidade quando tomam suplementos de glucosamina e condroitina. Estas substâncias não só impedem a progressão da degradação da cartilagem, como recuperam parte da cartilagem já degradada. Em certo sentido, a glucosamina e a condroitina funcionam como um solução para reparar a cartilagem destruída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *