Biberons e risco do Bisfenol-A

http://www.evendwell.mx/virtual/wp-content/uploads/2013/12/biberon-bpa.jpg
Escolha um biberon seguro, livre de BPA

O Bisfenol-A, vulgarmente conhecido por BPA, é um composto utilizado na produção de plásticos de poli carbonatos e resinas, e pode ser encontrado em diversos objectos do seu dia a dia.

Os produtos que podem conter BPA são facilmente identificáveis através da transparência cristalina do plástico. Plásticos dos CD’s e DVD’s, embalagens de plástico rígido e transparente de comidas e bebidas, talheres plásticos, peças plásticas de electrodomésticos e brinquedos e os antigos biberons transparentes. Os símbolos de reciclagem dos produtos contendo os códigos 3, 6 e 7 podem ser fabricados com BPA, por essa razão deve evitá-los no seu uso diário, sobretudo para confecção e aquecimento de alimentos. Seja através de fogão, micro-ondas ou qualquer outro aparelho de aquecimento. O seu baixo ponto de fusão de cerca de 155ºC permite a libertação dos químicos para a comida e consequente ingestão.

Evite Produtos com códigos de reciclagem 3, 6 e 7
Evite Produtos com códigos de reciclagem 3, 6 e 7

 

Os riscos e efeitos do BPA sobre a saúde estão comprovados cientificamente, o BPA é um disruptor endócrino que afecta a tiróide, o pâncreas e a sua produção de insulina, o sistema neurológico, reprodutor, entre outros. Consulte mais informação na Wikipédia.

Os recém nascidos, lactentes e bebés são os indivíduos mais susceptíveis a sofrer uma intoxicação química devido à fase precoce de desenvolvimento em que se encontram, por essa razão é importante garantir o uso de biberons BPA Free, produtos estes que são vulgarmente sujeitos a ciclos regulares de esterilização a 100ºC.

Close-up-of-baby-drinking-800px
Recém nascidos, lactentes e bebés são mais susceptíveis à toxicidade do BPA

A União Europeia tem legislação rigorosa sobre a composição química dos recipientes plásticos de forma a garantir a não toxicidade da ingestão de alimentos preparados nesses mesmos recipientes, no entanto isto não impede uma utilização incorrecta da mesma por parte de cidadãos mal informados. Para saber mais consulte o Centro de Informação Europeu do Bisphenol-A.

Produtos com códigos 1, 2, 4 e 5 são seguros e livres de BPA. Estes produtos plásticos são facilmente identificáveis e distintos dos anteriores por serem translucidos. Podem no entanto ser plásticos coloridos e nessa altura o código de reciclagem será útil para identificá-los. Em caso de dúvidas utilize recipientes em vidro que são seguros do ponto de vista químico.

Procure produtos com símbolo BPA free, códigos de reciclagem 1, 2 e 5 são seguros
Escolha Produtos BPA Free

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.